Clínica Odontológica XDental

Especialidades

A Clínica Odontológia XDental possui especialistas nas seguintes áreas:

Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

É a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento cirúrgico das doenças, traumatismos, lesões e anomalias congênitas do aparelho mastigatório e estruturas crânio-faciais associadas.

Dentro desta área de competência destacamos: implantes, enxertos, transplantes e reimplantes, biópsias, cirurgia com finalidade protética, cirurgia com finalidade ortodôntica, cirurgia ortognática, tratamento cirúrgico de cistos, etc.

Esta área trata desde a remoção de dentes inclusos (como o siso) até a remoção de implantes com enxertos ósseos, além de intervenções em patologias como: tumores, e más funções estruturais. Essas deformidades devolvem a parte funcional e estética, podendo ocorrer durante o desenvolvimento e crescimento facial, dificultando a fala, mastigação, deglutição e o envolvimento social.

Dentística

O objetivo da Dentística, também conhecida como Odontologia Estética, é devolver não só a função mastigatória aos dentes, mas restaurá-los e até transformá-los, de tal maneira que pareçam o máximo possível com dentes naturais. Ter um sorriso perfeito e harmônico passou a ser referência de beleza e status.

A XDental oferece a seus pacientes tratamentos modernos nesta área, como: Clareamento a Laser, Laserterapia, Resinas com fluorescência, Facetas, Placas de Bruxismo, NTI, entre outros.

Endodontia

É a especialidade responsável pelo tratamento das doenças da polpa do dente, popularmente conhecida como "tratamento de canal". No tratamento endodôntico, é feita a remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente e que recebe o nome de polpa. Essa pode estar sadia ou infectada e, ao ser removida, é substituída por um material obturador.

Um dos sintomas mais característicos é a dor espontânea, isto é, o dente começa a doer sem estímulo, de forma latejante. Nesse caso, a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve. Quando há morte da polpa, a dor é bem localizada, havendo a sensação de "dente crescido" e dor ao mastigar.

Quando o tratamento endodôntico não é realizado, pode-se desenvolver uma lesão na região apical a qual acarretará conseqüências mais sérias, como: dor intensa, inchaço, febre e bacteriemia (bactérias na corrente sangüínea). A partir desse estágio, a única solução é a exodontia (extração) do dente.

Implantodontia

É a especialidade que tem como objetivo a implantação na mandíbula e/ou maxila de uma pequena peça confeccionada em titânio de altíssimo grau de pureza e implantada por uma pequena cirurgia de grande precisão, no osso em que deveria estar a raiz do dente natural. Posteriormente, será confeccionada uma coroa dental com a anatomia do dente natural, a ser fixada sobre o implante. Podemos dizer que o implante é a raiz dentária artificial destinada a substituir a raiz dentária natural.

Se você precisa fazer um implante, não hesite em fazê-lo, pois o mesmo lhe proporcionará melhorias tanto na saúde, como nas funções fonética, mastigatória, estética, e, sobretudo, na elevação de sua auto-estima.

Odontopediatria

A Odontopediatria inicia-se com os pais do bebê e estende-se através de um trabalho contínuo de promoção de saúde bucal. A criança e o adolescente devem receber acompanhamento e orientação sobre a escovação e dietas. Simultaneamente, devem fazer o controle de placa bacteriana, aplicação tópica de flúor e selante, acompanhamento preventivo ortodôntico e correta higiene bucal, com a finalidade de inibir o surgimento da doença cárie dentária e problema periodontais.

A XDental possui um espaço infantil e um consultório especializado para crianças.

Ortodontia

Ortodontia é a especialidade que estuda o crescimento e desenvolvimento crânio-facial, bem como o desenvolvimento das dentições decíduas ("de leite"), mistas e permanentes, e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões.

Não existe uma idade mínima para realizar a primeira consulta ao Ortodontista. O ideal é procurá-lo no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Também não existe uma idade máxima para se conseguir um bom resultado na correção ortodôntica.

Além da estética, outra função do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária, que é fundamental para a correta mastigação, e, conseqüentemente, adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas de respiração, deglutição, fala e da articulação têmporo-mandibular.

A XDental oferece tratamento com aparelho fixo e móvel. O bracket do aparelho fixo pode ser de metal ou porcelana transparente, e há diversas cores disponíveis para o aparelho móvel.

Periodontia

É a especialidade que tem como objetivo o estudo, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças gengivais e periodontais, visando a promoção e restabelecimento da saúde periodontal. A doença periodontal é de origem bacteriana, que afeta a gengiva, osso, e ligamentos periodontais. Sua evolução leva à perda óssea com conseqüente perda dos dentes. O agente causador da doença periodontal é a placa bacteriana que adere ao dente, mas há casos em que são associados a má oclusão, fatores hormonais, próteses mal adaptadas, aparelhos de correção ortodôntica ou uso de medicamentos.

Alguns sinais e sintomas das doenças periodontais são: sangramento gengival; mau hálito persistente (halitose); gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis; gengivas que se afastam dos dentes (retração); exsudato purulento (pus) entre a gengiva e o dente; alteração do formato gengival; mobilidade dentária; freqüentemente indolor (assintomático); presença de cálculo ou tártaro. O modo de prevenir as doenças periodontais é a utilização correta da escova de dente e do fio dental e ainda visitas periódicas ao seu dentista (Periodontista).

Prótese e Reabilitação Oral

É a especialidade que tem como objetivo o restabelecimento e a manutenção das funções do sistema estomatognático, visando proporcionar saúde, função, conforto e estética através da reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos. A Prótese Dental é a área da Odontologia responsável pela devolução das características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares por meio da confecção de próteses que podem ser fixas, removíveis, totais ou próteses sobre implantes.

Quando ocorre a perda de um ou mais dentes, deve-se reconstruir a oclusão rapidamente, para evitar que os dentes se movimentem por falta de contato, o que prejudica o sistema mastigatório e a estabilidade maxilar. A falta de reposição do elemento dental perdido pode levar ao aparecimento de doenças periodontais, problemas na articulação têmporo-mandibular (ATM), perda da dimensão vertical, dores oro-faciais e comprometimento estético, além de causar envelhecimento facial precoce.

E-mail: faleconosco@xdental.com.br
Copacabana
Telefone: (21) 2541-2349
Av. Prado Júnior, nº 63, loja D
No quarteirão da praia
Centro
Telefone: (21) 2532-4097
Rua Evaristo da Veiga, 55, 1501
Ao lado do metrô Cinelândia